Ao longo do dia na quinta-feira, o ciclone extratropical avança para a região Sul de Santa Catarina e há previsão de chuvas para a Grande Florianópolis e sul do estado. Entre a noite de quinta (15) e a manhã de sexta-feira (16), as chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas, ocorrendo de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm podendo pontualmente passar este volume.
O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa. Nas áreas em verde e amarelo, o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos pontuais.
Portanto, as recomendações da Defesa Civil são:
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, ligue 199 para @defesacivilsc de seu município, 193 é o número do @cbmscoficial ou 190 para a @pmscoficial
Dentre os trabalhos de prevenção em andamento pela Defesa Civil, destaque para os testes que são executados a cada 20 dias nas bombas hidráulicas elevatórias de escoamento, num total de três, sendo duas localizadas na Margem Esquerda (antigas SDR e Telesc) e a outra na Rua Lauro Müller, na esquina com a Tubalcaim Faraco, sob o caráter de manutenção preventiva.
Além disso, nesta quarta-feira (14), foram realizados testes extras, pelo próprio fabricante dos equipamentos, junto com as equipes da Defesa Civil, que executaram na oportunidade o serviço de lubrificação das peças, quando atestaram que as bombas se encontram em pleno funcionamento para, desta forma, entrarem em operação se necessário for. Estas bombas têm a finalidade de escoar as águas do sistema pluvial dos bairros próximos, como o Dehon e o Humaitá, na ME, e a região central da cidade, na MD.
Elas são acionadas quando nível do Rio Tubarão atinge 3,70 m acima do leito normal, com o fechamento das comportas, o que é necessário para que elas funcionem de maneira adequada. Existem ainda as chamadas bombas tratorizadas, em um total de duas, que são acionadas em casos de emergência, de forma manual.
Foram executados ainda trabalhos de prevenção e limpeza em bocas de lobo localizadas nas avenidas Padre Geraldo Spettmann, Patrício Lima e Pedro Zapeline, além das existentes nas ruas Coronel José Martins Cabral, Tereza Martins de Brito e Altamiro Guimarães.