O frio deu as caras com força na Serra de Santa Catarina nesta terça-feira (29), e algumas das cidades mais geladas do país amanheceram cobertas por uma fina camada de gelo. Em São Joaquim, os termômetros marcaram impressionantes -1,89°C ao amanhecer. A vegetação congelada e os carros cobertos de geada criaram um cenário típico de inverno rigoroso.
Em Urupema, a mínima foi de -1,39°C, segundo dados da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições meteorológicas. Outras cidades da região também enfrentaram temperaturas próximas ou abaixo de zero: Urubici com -0,05°C e Bom Jardim da Serra com 0,27°C.
O fotógrafo Mycchel Legnaghi, conhecido por registrar os dias gelados da Serra, gravou um vídeo em que mostra o interior de São Joaquim coberto por gelo. No vídeo, ele aparece lançando água morna sobre o para-brisa do carro para conseguir dirigir. “Aqui no Vale Caminhos da Neve, a gente acorda assim: com os carros completamente congelados”, descreveu.
As cidades da Serra catarinense são frequentemente as mais frias do Brasil, atraindo turistas em busca de cenários nevados, geadas e outros fenômenos típicos do inverno. Em agosto de 2024, por exemplo, São Joaquim chegou a registrar queda de neve, celebrada por moradores e visitantes.
Confira as menores temperaturas registradas até as 7h desta terça:
São Joaquim: -1,89°C
Urupema: -1,39°C
Urubici: -0,05°C
Bom Jardim da Serra: 0,27°C
O frio intenso deve continuar nos próximos dias, mantendo acesa a expectativa por novas geadas e, quem sabe, episódios de neve na região.