O médico vascular Felipe Mamprim, de Tubarão, foi premiado no Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE) 2025, realizado neste mês, ao ter dois de seus estudos entre os seis reconhecidos entre 147 trabalhos científicos inscritos. Ambos os projetos foram desenvolvidos em parceria com a Escola Paulista de Medicina (EPM) e receberam destaque pela inovação no diagnóstico de Lipedema e no tratamento de varizes.
No primeiro estudo, Mamprim apresentou uma nova aplicação da elastografia, técnica de ultrassom que identifica inflamação em tecidos adiposos, contribuindo para o diagnóstico do Lipedema — condição que provoca acúmulo desproporcional de gordura, principalmente nas pernas, gerando dor e inchaço. No segundo trabalho, o foco foi um laser vascular de alta precisão para tratamento de varizes, com menos efeitos colaterais, cicatrização mais eficiente e recuperação mais rápida para os pacientes.
Para ampliar o alcance das pesquisas, Mamprim está realizando gratuitamente o exame com elastografia em mulheres entre 14 e 70 anos que apresentem sinais da doença. As interessadas podem agendar até o dia 6 de junho pelo WhatsApp (48) 99191-2595, em horário comercial.