A Prefeitura de Imbituba informou que está acompanhando de perto o conflito registrado na manhã desta quarta-feira (11) na Praia do Rosa, lado Sul, entre surfistas e pescadores durante a safra da tainha.
De acordo com o que estabelece a Lei Orgânica do Município nº 1.501 de 1995, e com o acordo firmado em 2004 e ratificado em 2018, a prática do surf é permitida no lado Norte da praia, enquanto o lado Sul é reservado exclusivamente para a pesca artesanal durante o período da safra.
Para garantir a segurança e a ordem pública, o Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Fiscalização, Adriano dos Passos, esteve no local. A Diretoria de Agricultura e Pesca também acompanha a situação e está em diálogo com as partes envolvidas na tentativa de encontrar uma solução pacífica e equilibrada.
A Prefeitura reconhece que a legislação atual precisa ser atualizada para refletir melhor as demandas contemporâneas de pescadores e esportistas. No entanto, reforça que qualquer mudança será feita com diálogo e participação de todos os setores envolvidos, evitando decisões unilaterais.
Após o episódio, pescadores da região capturaram 409 tainhas ainda nesta quarta-feira (11)