Na noite fria e chuvosa desta quarta-feira (11), foi realizada a 21ª força-tarefa da Prefeitura de Tubarão voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua. A ação contou com equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, do Setor POP (Atendimento à População em Situação de Rua), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços de acolhimento e apoio das polícias Militar e Municipal.
Diferente de outras edições, a equipe constatou que diversos pontos da cidade antes ocupados por pessoas em situação de rua estavam vazios. Segundo a secretária Heloísa Cabral, isso é reflexo das ações contínuas: “Pessoas que há meses, e até anos, estavam nas ruas, agora estão em um local adequado, sendo cuidadas”.
Durante a ação, pessoas que estavam de passagem pela cidade foram abordadas e encaminhadas para as casas de passagem parceiras da Prefeitura — Albergue Pousada da Paz e João 3:16 — onde puderam passar a noite e, no dia seguinte, receber os devidos encaminhamentos.
As ações seguem acontecendo semanalmente, com foco na oferta de acolhimento e suporte a quem vive em situação de vulnerabilidade.