A Fragata União (F45), navio de guerra da Marinha do Brasil, poderá ser visitada gratuitamente neste sábado (9), das 13h às 17h, no Píer Turístico de Itajaí, localizado na avenida Prefeito Paulo Bauer, no Centro da cidade.
Subordinado ao Comando do 1º Esquadrão de Escolta, sediado em Niterói (RJ), o navio possui cerca de 129 metros de comprimento e capacidade para mais de 200 tripulantes. A embarcação é equipada com modernos sistemas de combate, radares, canhões antiaéreos, mísseis e um helicóptero.
Construída nos anos 1970 e incorporada oficialmente à Marinha em 1980, a fragata passou por um processo de modernização nos anos 2000, recebendo novas tecnologias para detecção de submarinos e armamentos de última geração.
De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, a principal missão do navio é realizar ações de guerra naval, contribuindo para o controle de áreas marítimas e a projeção de poder sobre terra firme.
A Fragata União é o sexto navio da Marinha a receber esse nome.