
Uma série de tempestades com ventos fortes, chuvas intensas e ocorrências diversas têm castigado o estado de Santa Catarina nos últimos dias, com inúmeras cidades sendo afetadas. Em Tubarão, algumas áreas também foram impactadas, embora não tenham sido registrados casos mais graves.
Diante do cenário observado nos últimos dias e com a previsão de um novo ciclone extratropical neste fim de semana, que deverá provocar tempo severo na região, o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques faz um alerta. “Em períodos de instabilidade climática, é fundamental que os moradores acompanhem os avisos meteorológicos oficiais e evitem situações de risco. Em casos de chuva intensa, a orientação é não atravessar áreas alagadas, manter distância de postes, árvores e fiações elétricas, além de buscar abrigo seguro durante rajadas de vento e tempestades com raios”, orienta.
A Defesa Civil também recomenda que a população limpe as calhas e os telhados, evite o acúmulo de lixo que possa obstruir bueiros e fique atenta a sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e movimentação de terra.
“As equipes da Defesa Civil de Tubarão seguem em alerta e monitoramento constante, prontas para atender ocorrências e prestar apoio às famílias afetadas. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A prevenção e a informação são as principais ferramentas para reduzir riscos e proteger vidas”, conclui Rafael Marques.
