
Santa Catarina segue enfrentando madrugadas geladas por conta da forte massa de ar frio que atua sobre o Sul do Brasil. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o frio ainda deve permanecer nos próximos dias, principalmente nas regiões da Serra e Meio-Oeste catarinense.
Veja o vídeo:(5) Instagram
Nesta quinta-feira (21), o Estado registrou o amanhecer mais frio da semana, com temperaturas negativas nas áreas mais altas da Serra Catarinense. Em algumas cidades, os termômetros marcaram entre -4°C e -6°C, favorecendo a formação de geada intensa.
No Meio-Oeste e Oeste catarinense, as mínimas ficaram próximas de 0°C e 5°C. Já no litoral, apesar do frio, as temperaturas permaneceram um pouco mais elevadas devido à influência do oceano.
De acordo com Scheuer, a atuação de uma área de alta pressão mantém o tempo firme e o predomínio do sol em praticamente todas as regiões catarinenses nesta quinta-feira. Durante a tarde, as temperaturas sobem um pouco mais, variando entre 18°C e 20°C em boa parte do Estado.
A previsão, no entanto, indica mudança no tempo a partir desta sexta-feira (22). O avanço de instabilidades atmosféricas deve provocar aumento das nuvens e retorno gradual da chuva, começando pelo Oeste de Santa Catarina.
Ao longo da tarde e noite, as pancadas podem avançar para outras regiões, incluindo áreas do Planalto Norte e Nordeste catarinense. A instabilidade ainda pode persistir entre a madrugada e manhã de sábado (23).
Mesmo com o retorno da chuva, o meteorologista destaca que o frio não perde força completamente. O fim de semana deve ter momentos de melhoria no tempo, mas ainda com temperaturas amenas e possibilidade de pancadas isoladas em algumas cidades do Estado.
