Um homem de 20 anos foi morto a tiros pela Polícia Militar de São Paulo em uma comunidade de São Vicente, no litoral paulista. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que tiros são disparados dentro de uma casa. Do lado de fora, a mãe do rapaz pedia para entrar.
O caso ocorreu no domingo (8), e as imagens vieram à tona agora.
Na gravação, a mãe de Vinicius Fidelis dos Santos grita em frente à casa: "Pelo amor de Deus, deixa eu entrar, eu sou a mãe dele. Vocês mataram meu filho? O que é isso? Vocês vão matar meu filho". Disparos e o som de uma explosão são ouvidos dentro do imóvel.
No registro da ocorrência, a PM afirma que houve confronto. Nas imagens, não é possível ver se os policiais foram atacados. A mãe de Vinicius contesta essa versão.
A morte aconteceu na comunidade Sambaiatuba, durante uma operação da Polícia Militar. A versão dos PMs à Polícia Civil é de que patrulhavam a entrada de uma viela quando encontraram cinco suspeitos, sendo que três deles estavam armados.
Ainda de acordo com o depoimento, registrado em boletim de ocorrência (BO), os suspeitos atiraram contra os policiais e correram para o interior da comunidade, abandonando pelo caminho uma sacola com drogas - não especificadas -, uma arma falsa, um caderno e um rádio transmissor.
Consta no BO que, durante as buscas pela comunidade, os agentes foram surpreendidos por Vinicius Fidelis, que atirou duas vezes antes de entrar em uma residência.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou procedimentos de ressuscitação em Vinicius, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Pronto-Socorro Central. Não há informações sobre policiais feridos durante a ação.