Um grave acidente envolvendo um ônibus de viagem e uma carreta deixou 11 mortos e 46 feridos na noite de sexta-feira (8), no km 648 da BR-163, em Lucas do Rio Verde (MT), a cerca de 360 km de Cuiabá. O coletivo, que seguia para Sinop, transportava 66 passageiros. Segundo a concessionária Nova Rota do Oeste, entre os feridos, 26 estão em estado moderado, 12 em estado grave — incluindo o motorista da carreta — e oito tiveram ferimentos leves.
De acordo com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), o acidente ocorreu em uma curva, quando o ônibus invadiu a pista contrária e colidiu com a carreta. Um laudo detalhado ainda será elaborado para apontar as causas e circunstâncias da batida.
A empresa Rio Novo Transportes informou que o ônibus era de dois andares e lamentou o ocorrido, criando um canal exclusivo de atendimento para vítimas e familiares. Os corpos estão sendo periciados em unidades da Politec de Sinop e Nova Mutum.
Na manhã deste sábado (9), equipes trabalhavam na remoção dos veículos e limpeza da rodovia. A operação é considerada complexa devido ao tamanho e ao estado dos veículos após o impacto.
A BR-163 tem histórico de acidentes graves. Em 2024, foram registrados 1.304 acidentes, sendo 65 fatais. Apenas no primeiro semestre de 2025, já houve 40 mortes. Casos recentes incluem colisões com múltiplas vítimas fatais em Matupá, Guarantã do Norte e Nova Mutum.