
O Corpo de Bombeiros foi mobilizado na tarde desta quinta-feira (22), por volta das 14h51, para realizar uma operação de resgate em altura em Tubarão. A ocorrência foi registrada em uma igreja localizada na Rua Santos Dumont, no bairro Santo Antônio de Pádua.
De acordo com informações do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, um homem ficou preso a cerca de 10 metros de altura após subir no telhado da igreja para realizar a instalação de cabos elétricos. A vítima não estava usando equipamentos de ancoragem ou segurança, quando houve rompimento parcial da cobertura. O homem ficou pendurado no forro da edificação, que também apresentava danos estruturais, com risco iminente de colapso e queda.
Ao chegar ao local, a guarnição iniciou a ancoragem da vítima para neutralizar o risco de queda. Em seguida, foi preparada uma estrutura para redução de força e descida controlada. Contudo, durante a montagem, o forro passou a ceder progressivamente, o que impossibilitou a aproximação segura das equipes devido ao risco de colapso total da estrutura.
Diante da gravidade da situação, os bombeiros solicitaram apoio com equipamentos especializados. A operação contou com o auxílio da empresa CERGAL, que disponibilizou uma caminhonete equipada com cesto elevatório, posicionada no interior da igreja. Após a amarração do forro para evitar o colapso total da estrutura, a vítima foi retirada com segurança por meio do cesto elevatório.
Após a conclusão do resgate, o local foi deixado sob a responsabilidade do padre Matheus Scremim, pároco da igreja. O homem foi conduzido ao HNSC por precaução.
