Tortinhas são sempre uma delícia para quem gosta muito de doces e para quem não tem como preferência. Essa é leve e sofisticada. O doce sabor das frutas, do doce de leite zero açúcar mais a leveza do queijo mascarpone dão um toque delicioso e diferente. Super fácil de fazer, não parece uma torta por não oferecer dificuldades. Recomendo fazer e testar. Me conta se não é uma delícia!
Para essa receita vamos precisar de:
1 massa folhada
Frutas vermelhas – usei mirtilo, morangos e framboesas
40g de queijo mascarpone
50 ml de creme de leite fresco
¼ de xícara de adoçante – usei eritritol
Doce de leite zero adição de açúcar
Modo de Preparo:
Assar a massa folhada em forno pré-aquecido a 200 graus. Baixar para 180 graus e dourar.
Misturar o mascarpone, o creme de leite fresco e o eritritol.
Sobre a massa assada, passar o creme de mascarpone.
Completar com doce de leite de forma aleatória.
Por cima, as frutas vermelhas.
E deliciar-se! Fica crocante e adocicada. Uma delícia!
Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 pessoas
Dificuldade: Fácil
VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?
Vitamina D está em baixa? Veja quais alimentos contêm o micronutriente
A UOL Viver Bem publicou uma matéria que achei superinteressante, pois meus pacientes têm muitas dúvidas a respeito do tema. Esse assunto faz parte do dia a dia de minha prática clínica.
A vitamina D é um complexo de cinco formas (D1, D2, D3, D4 e D5), sendo a D3 uma das fontes mais importantes para o funcionamento adequado do organismo. Cerca de 80 a 90% da vitamina D3 que circula no corpo é produzida na exposição direta ao sol — sua formação é desencadeada quando a pele absorve os raios ultravioletas do tipo B (UVB). O restante é proveniente de alimentos e suplementos — estes, claro, devem ser recomendados por um profissional de saúde.
A vitamina D3 tem várias funções relevantes, em especial a capacidade de aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, com interferência direta no metabolismo e na saúde óssea de maneira geral. Sem ela, só 10 a 15% do cálcio ingerido é absorvido. A substância também é muito importante para o funcionamento adequado do sistema imunológico e da função muscular.
O nutriente atua ainda no pâncreas (órgão responsável pela produção de insulina), reduzindo o risco de diabetes; contribui no combate a doenças autoimunes; participa do controle de morte celular, auxiliando na prevenção de alguns tipos de câncer, como de mama e próstata; ajuda na redução e controle da pressão arterial, melhorando a saúde cardiovascular.
Alimentos que contêm vitamina D3:
Salmão
Sardinha
Atum
Óleo de fígado de bacalhau
Gema de ovo
Cogumelos frescos e secos
Frutos do mar
Leite e derivados
Para ter as quantidades ideais da substância, é importante manter uma alimentação saudável e balanceada, além de ter exposição solar de 15 a 20 minutos por dia, em horários adequados, para estimular sua síntese. A priorização dos alimentos citados também pode beneficiar o nível dessa vitamina.
Deficiência de vitamina D3 traz riscos à saúde:
Depressão
Osteoporose
Doenças no coração
Diabetes
Perda de força muscular
Doenças autoimunes
Gripes e resfriados frequentes
Quando houver suspeita, o indicado é procurar um médico ou nutricionista para que ele peça um exame, detecte a quantidade no corpo e avalie se é necessária suplementação.
Siga-me para mais dicas:
@nutriclaudialevandoski