
Por volta das 16h de sábado (17), o SAER SAMU Aeromédico foi acionado pela Central de Regulação do SAMU para atender uma ocorrência delicada em Içara: uma gestante em trabalho de parto prematuro, com aproximadamente seis meses de gestação. Ao chegarem ao local, os profissionais se depararam com um cenário crítico envolvendo o recém-nascido.
O prematuro, que pesava cerca de 1kg, encontrava-se em parada cardiorrespiratória. Enquanto a unidade avançada terrestre iniciou os cuidados com a parturiente, a equipe aeromédica concentrou esforços na ressuscitação do bebê, em uma manobra considerada de alta complexidade devido à extrema fragilidade do recém-nascido.
Após cerca de seis minutos de ressuscitação cardiopulmonar, o bebê apresentou retorno da circulação espontânea. Em seguida, passou por um longo processo de estabilização ainda no local, antes de ser preparado para o transporte hospitalar.
Devido às condições climáticas desfavoráveis, o deslocamento até o Hospital Materno Infantil Santa Catarina foi realizado por via terrestre.
