
As primeiras horas desta quarta-feira (21) tiveram clima típico de inverno na Serra Catarinense, mesmo em pleno verão. A queda acentuada das temperaturas provocou a formação de geada e cobriu áreas rurais com uma fina camada de gelo em municípios como São Joaquim e Urupema, conhecidos por registrar alguns dos menores índices térmicos do país.
Veja o vídeo:
Instagram
Em São Joaquim, imagens registradas pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi mostram campos esbranquiçados pelo gelo. Em um dos pontos de monitoramento da cidade, situado a 1.249 metros de altitude, a mínima chegou a 4,4 °C.
Segundo a Defesa Civil, o frio registrado nas primeiras horas do dia está relacionado à passagem de uma frente fria pelo estado, que também trouxe chuvas fracas e isoladas. Desde o início da semana, os amanheceres vêm sendo mais gelados em diversas regiões de Santa Catarina.
Apesar do início de dia com temperaturas baixas, a previsão indica elevação térmica ao longo do período, com presença de sol. As máximas podem alcançar os 30 °C no Oeste catarinense, enquanto nas demais regiões os termômetros devem marcar até 27 °C durante a tarde.
